Postagens Mais Visitadas

30.11.11

Casamento Civil


Há alguns anos atrás fui a cerimônia de casamento civil do meu primo, Hélio e sua esposa Adriana, e fiquei surpresa de como funcionava esse tipo de casamento. Foi rápido, emocionante e ao mesmo tempo muito bonito. O juiz falou algumas palavras de ânimo aos novos casais, pois não se fazia presente só eles e sim mais uns cinco casais, e foi praticamente só! Ah sim, eles assinaram alguns papéis e "voilá!" Já estavam casados.
Pode parecer muito simples a vista de quem não está participando ativamente do momento, mas...para os noivos são os minutos mais importantes civilmente falando, da vida deles. A partir daquele momento, eles não respondiam sozinhos legalmente e sim a dois. Documentos novos, nomes novos, assinaturas dos dois, não mais solteiros e sim casados.... É um momento único e que precisa ser bastante comemorado, assim como o casamento religioso.
Vamos entender um pouquinho sobre como funciona o casamento civil.

O casamento civil é uma cerimônia rápida, com cerca de 15 minutos, e restrita a pouca gente – o cartório pede um casal de testemunhas para cada noivo.
Mas nem por isso aqueles que optam por casar apenas no civil precisam abrir mão de uma bela comemoração. Veja duas formas de celebrar o casamento civil.

No cartório

Geralmente, apenas pais e irmãos e um ou dois casais de amigos acompanham a cerimônia no cartório (veja as fotos do meu casamento civil, que foi assim). Para não deixar a data passar em branco, os noivos podem comemorar a união com almoço em seguida, para o qual podem chamar amigos queridos que não foram ao cartório.
Por ser uma comemoração informal, pode ser um churrasco na casa nova ou um almoço no restaurante favorito de vocês. Se estiverem com o orçamento apertado e não puderem pagar para os convidados, escolham um lugar com preços que caibam no bolso de todos, para não correr o risco de as pessoas não irem por falta de grana. Se possível, conversem com o restaurante antes e fechem um cardápio com valor fechado.
  • Como convidar
O convite pode ser informal, por e-mail ou telefone, mas é mais elegante fazer um convite impresso. Aqui vai uma sugestão de texto.
“É com muita alegria que nós, Noivo e Noiva, convidamos para o almoço de comemoração de nosso casamento civil. Dia tal do tal, às tal horas, no local tal”
Quando os noivos não forem pagar a conta, é importante avisar o valor, pessoalmente na hora de entregar o convite ou incluindo no texto: “Restaurante tal, na rua tal e tal (R$ xx por pessoa)”

Em casa

Os cartórios oferecem a opção de, mediante uma taxa extra, fazer o casamento em diligência, ou seja, em local que não seja o cartório.
Os noivos podem, então, realizar o casamento em um local maior, com mais convidados. É uma ótima opção para quem tem uma casa grande e busca um casamento mais intimista.
Dependendo do horário, a recepção pode ser um brunch ou almoço, se for de manhã, chá da tarde, se for vespertino, ou bolo e champanhe, de noite.
A cerimônia e o clima do casamento podem ser formais ou informais, de acordo com as preferências dos noivos.
  • Como convidar
Como se trata de uma festa, é preciso convite impresso, semelhante a um convite tradicional. Aqui vai uma sugestão de texto para um casamento mais formal.

“Noivo e Noiva convidam para seu casamento, dia tal do tal, às tal horas, à rua tal e tal. Após a cerimônia, os noivos receberão os cumprimentos no local.”

 Se a opção for fazer algo mais descontraído, aqui vai outra sugestão de texto.

“Noivo e Noiva convidam para seu casamento. Dia tal do tal, às tal horas, na rua tal do tal. Venha brindar conosco essa alegria!”
  
Vamos agora ver como um casamento civil pode ser chique, elegante e incrivelmente bonito. Confira:

Traje feminino:


 Traje masculino:


Decoração da festa:


 

 




 Muito bonito...não acha? 

Adaptado de: www.planejamentomeucasamento.com.br

Um comentário:

  1. Discreto e belo como tudo que é realmente elegante tem que ser, parabéns.

    ResponderExcluir