Postagens Mais Visitadas

26.9.11

Convite de Casamento: Como fazer?

Uma idéia muito boa para você economizar é fazer o seu próprio convite. Mas que papel usar? O que escrever? Pra quem devo entregar? Ou seja como fazer?
Dividiremos em etapas a produção do nosso convite:

1 - Que papel devo usar?

Você pode fazer convites em branco, verde, rosa.A cor vai da sua criatividade. De preferencia a cor do convite ser da mesma cor da decoração do casamento. O ideal é utilizar papéis especiais para a confecção do seu convite, porém, eles são caros mas o visual e a textura dariam um bom diferencial, pois ão mais elegantes. Os mais utilizados são o vergé e o couché nas cores branco, creme e marfim. Cuidado com as cores escuras pois podem ser mais difíceis de imprimir tornando-se mais caros. 
Faça testes de impressão em papel comum para depois usar os papeis especiais. Observando o alinhamento, tamanho da letra, disposição do texto, imagem etc.

2 - O que escrever?

As três funções principais de um convite são:
   1.Passar informações necessárias como, noivos, datas, local, horário...
   2.Indicar o grau de formalidade da festa para que as pessoas saibam o que usar.
   3.Servir de lembrete para os convidados.
O texto deve combinar com o perfil dos noivos e estar em sintonia com a festa. Existem várias linguagens a serem colocadas para cada tipo de convite. Para os tradicionais, cabe a linguagem formal, com números por extenso. Exemplo: 2008, dois mil de oito.Para os casais descontraídos, o texto apresenta um linguagem coloquial, ou seja, mais infirmal, e pode incluir irreverências como "Finalmente vamos casar e você é o nosso convidado".
O importante é, seja qual for o estilo, devem constar no convite as seguintes informações: NOME DOS NOIVOS, NOME DOS PAIS (se forem os anfitriões), DATA, HORÁRIO E LOCAL DA CERIMÔNIA E DA FESTA. No caso se preferirem colocar local para a entrega dos presentes colocar também o endereço dos noivos ou dos pais. Também é bom fazer usao de uma frase romântica no topo, ou um versículo, um poema, um trecho de música... vai da criatividade dos noivos.

3- Como enfeitar o envelope?

Para deixar o convite mais gracioso, pequenos detalhes podem ser usados, até para o convite mais simples. Então vamos as idéias:
  1. Fechar o envelope com lacre de resina em forma de coração ou com as iniciais dos noivos;
  2. Envolver o envelope com uma fita, na vertical ou na horizontal, prendendo com um laço, lacre ou um pedaço pequeno do papel com o nome do convidado;
  3. Fazer o mesmo com um cordão rústico e, no laço, encaixar algumas flores secas ou um pingente;

3- Como subscrever o envelope?

O tom do convite depende do perfil dos convidados e de seu relacionamento com os noivos.
  1. Amigos próximos podem ser chamados apenas pelo nome, sem pronome de tratamento. A intimidade permite complementos como "Ao querido amigo Fulano de Tal".
  2. Casais solteiros podem receber convites separados ou apenas um.
  3. Casais casados uasr "Sr. e Sra Fulano de Tal" ou "Sr. Fulano e Sra Fulana de Tal". Para convidar a família toda, usamos "Sr. Fulano de Tal e família".
  4. Se os noivos não conhecem os conjuges dos convidados, devem escrever "Sr. Fulano de Tal e Sra". ou Sra. Fulana de Tal e esposo".
Os nomes podem ser impressos no envelope ou escritos à mão, assim fica mais elegante. Isso pode ser feito por um membro da família que tenha uma letra bonita. Caneta do tipo ROLLERBALL apresenta um ótimo resultado. Pode-se utilizar qualquer coloração, para os tradicionais use tinta preta, e para os mais modernos use tinta metálica, dourada, ou colorida desde que combine com a decoração da festa e estilo do convite.

Pesquise bastante modelos de convites e se inspire a produzi-lo da melhor maneira. Use sempre muito amor ao prepara cada detalhe no seu casamento. O convite é a porta de entrada, é a primeira impressão.

Aí vão algumas idéias de convites:


















Mais idéias em videos:







Ame mais e mais...curta cada momento do seu noivado!!! E seja feliz!!!

Texto adaptado de: www.planejandomeucasamento.com.br

6 comentários:

  1. Oláaa!!! Muito bom seu blog, peguei várias idéias interessantes. Gostaria de saber como faço para conseguir o anexo do convite in box que é sitado no segundo vídeo (Tutorial: como fazer convite in box)?? Aguardo retorno, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi... bom dia! Adorei os videos, e o convite in box, ao final ocorre um corte, onde posso pegá-lo na integra??? Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Oieeee, boa tarde, onde eu pego o arquivo pdf citado no vídeo do convite in box??? Aguardo retorno, Obrigada ! ! !

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de uma sugestão de envelope para o convite no modelinho de jornal!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia eu gostaria de saber opreco daquele convite que parece uma sacolinha

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Adorei o convite de jornal. Gostaria de encomendá-lo. Entre em contato comigo, por favor.
    manuellafreitas_27@hotmail.com

    ResponderExcluir